A opinião de Anaísa Teófilo
A importância do Design e as regras das Redes Sociais
Atualmente, para inúmeras marcas, as redes sociais são o principal meio de divulgação e relacionamento com os seus clientes.
Um dos principais motivos é o poder que estas possuem de alcançar inúmeras pessoas de forma imediata e com menos gastos que outros meios de comunicação.
No entanto, a quantidade de conteúdo que é produzido e partilhado a cada minuto nas redes sociais, é infinito. Ou seja, a concorrência também é maior e é necessário criar impacto e destaque no primeiro segundo.
É neste ponto que destacamos a importância do conteúdo visual e respetivo Design. Este faz com que a marca consiga apresentar conteúdo criativo, cativante e relevante para que quem está do outro lado do ecrã se torne um potencial seguidor e até consumidor do produto em questão.
Um perfil coeso e cuidado no digital revela uma abordagem profissional ao cliente. Uma marca visualmente forte mostra uma personalidade única; quanto melhor qualidade aparenta, mais atração gera.
Também é o Design que fornece suporte para o reconhecimento da marca nas redes sociais. Isto é, através da cor, tipografia ou até composições.
Se pensarmos por exemplo na Coca Cola, logo de imediato nos vem à cabeça o vermelho e a sua tipografia. Facilmente nas redes sociais reconheceríamos algum conteúdo desta marca ao usarmos apenas estes dois pequenos elementos.
No entanto é importante ressalvar que são precisas algumas regras para que o conteúdo seja apresentado da melhor forma em cada rede social e em cada dispositivo em que é visualizado. Por isso criámos um Guia de Facebook e Instagram com os tamanhos das imagens/vídeos para cada formato.
Além dos tamanhos é também muito importante ter em conta por exemplo, as zonas de segurança. Zonas essas que fazem com que nenhum elemento do conteúdo fique cortado quando publicado. As zonas de segurança fornecem-nos medidas e é dentro dessas medidas que devemos colocar qualquer tipo de texto ou elemento relevante para a mensagem que queremos passar. Desta forma esta fica legível tanto em computador como em mobile.
Vejamos um exemplo muito comum: os Stories de Instagram. Muitas contas não utilizam a zona de segurança e acabam por ficar com o nome e foto de perfil da página bem como a feauture “enviar mensagem”, sobreposto a qualquer elemento.
Podemos concluir que para além de um bom conteúdo gráfico é necessário que este cumpra todas essas regras para que de facto não se perca qualquer informação e o seu propósito seja cumprido: passar uma mensagem clara, criativa e cativante.
Guia:
Facebook
Foto de Perfil – 170 x 170 pixéis em computadores com safe mobile zone de 128 x 128 píxeis
Foto de Capa – 1702 x 720 pixéis em computadores com safe mobile zone de 1280 x 720 píxeis
Post Feed – 1080 x 1080 pixéis
Post Feed Horizontal: 1200 x 630 pixéis
Vídeo: 1920 x 1080 pixéis
Foto de Perfil – 720 x 720 pixéis
Post – 1080 x 1080 pixéis
Post Vertical – 1080 x 1350 pixéis
Post Horizontal – 1080 x 607 pixéis
Story – 1080 x 1920 pixéis safe zone 1020px X 1420px (15 segundos)
Destaques – 1080 x 1920 pixéis com safe zone circular 720 x 720 pixéis
Reels – 1080 x 1920 pixéis com safe zone 1020 x 1350 (60 segundos)