Helena Antónia Silva & Vintage For a Cause
Ao serviço da economia circular e inclusão social
Em 2012, Helena Antónia Silva lançou a Vintage For a Cause, uma start-up de economia circular, apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, que pretende reduzir o desperdício têxtil, ao mesmo tempo que cria uma rede de costureiras seniores, recuperando a arte de “costurar” e contribuindo para o bem-estar da comunidade.
A Vintage For a Cause foi distinguida em 2020 com o Prémio Terre de Femmes, da Fundação Yves Rocher, reforçando a importância ambiental e social de um projeto que em 8 anos contribuiu para uma poupança de cerca de 1000 kg de desperdício têxtil, 3 milhões litros de água e 7 mil kg de dióxido de carbono.
Helena Antónia começou por licenciar-se em Direito, mas uma pós-graduação em empreendedorismo e inovação social deu-lhe uma nova direção e apontou o caminho para a economia circular. Atualmente, faz também parte da equipa do Porto do Fashion Revolution, é organizadora do CEC Porto (circular Economy Club) e mentora e formadora da Social Business School.
Uma voz e um projeto 100% comprometidos na criação de impactos positivos, através de uma economia circular e ações de inclusão social.