KENZO | FLOWER IKEBANA, o novo capítulo na história de Flower by Kenzo

Ikebana: uma palavra japonesa que significa “flores vivas”. A sua etimologia, formada pelo verbo ikeru (“dar vida”) e a palavra hana (“flor”), traduz-se como “a arte de dar vida às flores”.

Esta arte ancestral consiste em imaginar composições florais minimalistas, mas extremamente refinadas, que sublimam cada um dos seus elementos vegetais para criar verdadeiras obras de arte vivas. Uma homenagem à beleza da natureza que ressoou com Kenzo Takada, fundador da KENZO.

Movida por um forte desejo de tornar a ecologia irresistível, Masami Charlotte Lavault, embaixadora de FLOWER BY KENZO desde 2022, mergulhou nos segredos de ikebana, durante a sua formação como floricultora, e apaixonou-se por uma disciplina que ecoava o seu compromisso. “Ikebana é um longo processo de decomposição e recomposição para fazer e manter as flores vivas. O ato de prestar uma atenção especial a cada talo é uma procura verdadeiramente poética. Para mim, há uma conexão profunda entre a sobriedade feliz e a alegria colorida de ikebana e da KENZO. É preciso um amor incondicional pelas flores, como Kenzo tinha, para praticar a ikebana, ao qual dedicou uma pintura. É também uma arte de viver: permite-nos abordar a natureza com uma perspectiva mais cultural. É a natureza moldada pela mão do homem, com uma dimensão mais contemporânea. Ikebana é, a meu ver, a arte floral do futuro”.

Em 2023, FLOWER BY KENZO escreve um novo capítulo no desenrolar da sua história: sintetizada por vinte anos pela papoila, agora revela a beleza de outras flores, dispostas no estilo destas composições florais artísticas.

O seu nome é: FLOWER IKEBANA.


FLOR IKEBANA, quando a arte das flores se encontra com a arte do perfume

Com o seu nome despretensioso e o seu frasco puro, nascido para acolher e sublimar uma única flor, FLOWER BY KENZO tem laços estreitos com ikebana. Como o perfume, ikebana amplia todas as facetas de plantas, flores, folhas, musgo, madeira e raízes. Ambas as disciplinas também partilham uma estrutura semelhante e específica de três etapas: a ikebana ecoa as notas de topo, coração e de base de uma fragrância, com o seu delicado equilíbrio de verticalidade, horizontalidade e profundidade. Por fim, ambos são orquestrados por mestres no campo: o mestre perfumista e o mestre ikebana.

Nos últimos vinte anos, o mestre perfumista Alberto Morillas criou cada faceta de FLOWER BY KENZO: a Eau de Parfum com as suas notas florais empoadas, a Eau de Toilette com o seu rastro floral almiscarado e, em 2022, L’Absolue, uma composição floral especiada. Hoje, o mestre transmite a sua arte e convida outra perfumista para entregar a sua visão de FLOWER: Alexandra Monet assina a nova eau de parfum FLOWER IKEBANA.

Para a primeira composição floral desta coleção, a KENZO presta homenagem à flor mais emblemática do Japão: a flor de sakura. Como a ikebana, a sua simplicidade esconde uma harmonia sofisticada. No topo, as notas tostadas gourmand do Chá Sobacha revelam as suas nuances subtis japonesas. Sob esta infusão, um coração de Flores de Sakura, e dois Absolutos de Flores Jasmim e Flores de Tuberosa indiana. Por fim, uma overdose de madeiras preciosas, encabeçada pela Madeira de Sândalo australiana, que envolve FLOWER IKEBANA numa feminilidade sumptuosa. Um tríptico radical e minimalista, repleto de ingredientes nobres, o aroma do Japão na primavera traduzido em poesia botânica contemporânea e ultra-refinada.

“O paralelo entre ikebana e perfumaria é óbvio”, diz Alexandra Monet. “Uma fragrância é acima de tudo uma harmonia olfativa onde todas as notas interagem e nada é deixado ao acaso. FLOWER IKEBANA é uma interpretação olfativa desta arte floral ancestral. Entre verticalidade e redondeza, frescura especiada, luminosidade floral e vício amadeirado almiscarado, esta composição é uma harmonia perfumada incutida com naturalidade.”

De acordo com os princípios de formulação da KENZO, FLOWER IKEBANA é composta por 90% de ingredientes de origem natural*, incluindo as flores de jasmim e tuberosa indiana.


A pureza de uma nova flor única para um mundo mais bonito

Para FLOWER IKEBANA, a KENZO deu um novo visual ao seu frasco icónico. Uma aresta biselada mais nítida enfatiza, a sua verticalidade e o seu estado de espírito floral único. A papoila icónica é substituída por um ramo de sakura, desenhado no vidro, utilizando uma técnica inovadora realçada por um acabamento lacado, como uma jóia delicada.

Um design aprovado pela KENZO com uma conquista técnica, e quase única no mundo da perfumaria: para reduzir o uso de plástico, a KENZO apresenta pela primeira vez  na sua história um frasco e uma tampa feita de vidro. Ao mesmo tempo que contribui para a preciosa elegância de FLOWER IKEBANA, esta ousadia criativa reflete a visão da KENZO de luxo resolutamente responsável: este novo frasco de vidro feito de areia francesa, inclui 15% de vidro reciclado e usa menos de 4% de plástico fóssil virgem. Inteiramente fabricado em França, está disponível em duas versões: uma de 40 e outra de 75 mililitros.

A cartonagem lembra as linhas de um kakemono, uma caligrafia decorativa tradicionalmente colocada perto de arranjos de flores japonesas. Contemporâneo e simplificado, o seu design de dupla face é aprimorado por um selo com a palavra Ikebana em japonês. Feito de cartão estampado de florestas bem geridas e outras fontes controladas FSC™ certificadas, lembra a trama de uma tela esticada, e é impresso com tintas de base biológica.

* De acordo com a ISO 16128


A Companhia das Soluções é a agência responsável

pela comunicação & assessoria de imprensa da KENZO.